Páginas

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Propaganda enganosa de IMÓVEIS

Provavelmente várias pessoas já passaram ou ouviram falar sobre uma seguinte situação: um cliente vai visitar um apartamente decorado (desses que ficam expostos enquanto o prédio ainda está em fase de construção), e fica deslumbrado com o imóvel, todo bonitinho, com tudo se encaixando perfeitamente. Mas depois de comprar o apartamento, na hora de mobiliá-lo, percebe que os móveis não cabem na casa. É aí o comprador fica se perguntando o que aconteceu que fez a casa encolher…

Tarde demais. Danou-se o comprador que passou anos juntando seu dinheiro para realizar o sonho da casa própria, e foi enganado pelo vendedor.

A artimanha de uma parte do empresariado do setor imobiliário para enganar o cliente é a seguinte: junta-se um grupelho de construtores, arquitetos e decoradores, e montam um apartamento para exposição onde as coisas não têm tamanhos reais. Os móveis são menores do que o padrão de mercado, e feitos especialmente para enganar o consumidor, que fica com a impressão de que tudo cabe ali no seu apartamento – camas, sofás, mesas, et cetera. -, mas não cabe quase nada.

A maior incidência desse tipo de enganação acontece com apartamentos de 60 ou 70 m². Puro milindre empresarial – em bom português, uma baita sacanagem de empresários cheios de má-fé, crentes que as leis são apenas para os outros, nunca para si mesmos. Eles ignoram as legislações de forma descarada, como elas não lhes dissessem respeito. Esse assunto não é novidade, e a quantidade de pessoas lesadas é grande.

Sobre esse assunto, acabo de ler um artigo muito interessante de Rizzatto Nunes, publicado hoje no Portal Terra Magazine. No texto, Nunes foca a questão da informação e da publicidade. Como as duas estão vinculadas à ideia de “liberdade de expressão”, tem empresário pensando que pode fazer tudo o que quiser, e criar na terra o país das maravilhas do livro de Lewis Carrol (Alice).

Vale a pena ler o texto, pois se trata de um assunto que atormenta muitos consumidores. Lembrando aos interessados nesse tipo de discussão que o Acerto de Contas tem uma rede social específica para tratar assuntos relativos ao mercado imobiliário. A página é www.acertodecontas/ning.com.

0 comentários:

 

**Desenho: Mamanunes Templates **Inspiração:Ipietoon's **Imagem digital: Kazuhiko Nakamura