Páginas

sábado, 17 de abril de 2010

Farmácia Popular terá genérico para tratamento da gripe suína

Brasília - O Ministério da Saúde informou que o Programa Farmácia Popular passa a distribuir gratuitamente o medicamento fosfato de oseltamivir, para o tratamento da influenza A (H1N1) – gripe suína. O remédio é o genérico do Tamiflu, o mais usado no tratamento da doença.

O remédio está disponível, gratuitamente, a partir de hoje (15), nas 530 farmácias do programa existentes no país. Para retirar o produto, o cidadão precisa apresentar documento de identidade e receita médica, com validade de cinco dias e que ficará retida no estabelecimento.

Segundo o ministério, o medicamento é indicado para os pacientes que apresentarem os sintomas da doença no período de 48 horas e também para doentes crônicos e gestantes.
O oseltamivir foi produzido pelo Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que é responsável por abastecer as farmácias populares.

O medicamento pode ser encontrado ainda em postos de saúde e hospitais públicos definidos pelas secretarias estaduais. O ministério tem em estoque 21,9 milhões de tratamentos adultos e pediátricos para este ano.

Fonte: Agência Brasil, por Carolina Pimentel

0 comentários:

 

**Desenho: Mamanunes Templates **Inspiração:Ipietoon's **Imagem digital: Kazuhiko Nakamura