Páginas

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Monitoramento de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos - Desafios e perspectivas

O Idec em parceria com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e apoio do CEPEDISA, (Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitário da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo), promovem no próximo dia 13 de abril a Mesa redonda “Monitoramento de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos: desafios e perspectivas”.
O Brasil é hoje o maior mercado consumidor de agrotóxicos no mundo e resíduos de agrotóxicos tem sido encontrados em diversos alimentos, muitas vezes, acima do limite permitido pela legislação. É preciso dialogar sobre os desafios de promover o uso responsável dos agrotóxicos o que envolve esclarecimento aos consumidores e fortalecimento de políticas que aumentem o controle da sociedade sobre os efeitos negativos trazidos pelo uso indiscriminado desses produtos.
O objetivo do evento é discutir os avanços e perspectivas do Programa de monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos (PARA), que controla, desde 2003, a aplicação de agrotóxicos nos alimentos consumidos pela população.
O público alvo esperado para o evento é de organizações de defesa do consumidor, representantes das vigilâncias sanitárias estaduais e municipais, representantes da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento e profissionais de saúde.As inscrições são gratuitas, faça sua inscrição até o dia 12 de abril. Inscrições sujeitas a confirmação Data: 13 de abril de 2010Horário:14h00 às 17h30Local: Faculdade de Saúde Pública, Auditório Paula Souza (Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César, São Paulo, SP)Realização: Idec - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor e ANVISA - Agência Nacional de Vigilância SanitáriaApoio: CEPEDISA - Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitário da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo Programação
13h30 Credenciamento
14h10 Abertura: José Agenor Álvares da Silva (Diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária)Lisa Gunn (Coordenadora Executiva do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor)
14h30 Moderadora: Silvia Vignola (Idec Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor)
“O papel do MAPA no monitoramento de resíduos de agrotóxicos nos alimentos”Carlos Ramos Venâncio (Chefe do Serviço de Controle de Resíduos e Contaminantes da Área Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento)
“As competências da ANVISA e o PARA – desafios para minimizar os riscos à saúde dos consumidores”Luis Cláudio Meirelles (Gerente Geral da GGTOX/ANVISA)
“O Controle social sobre os efeitos dos agrotóxicos“Representante do Fórum Nacional de Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos“Os consumidores e os programas de monitoramento de agrotóxicos”Reinaldo Skalisz (FNECDC, Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor)
16h00 Debate
17h30 Encaminhamentos e encerramento

0 comentários:

 

**Desenho: Mamanunes Templates **Inspiração:Ipietoon's **Imagem digital: Kazuhiko Nakamura