Páginas

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Detran/RS disponibiliza exames teóricos simulados no site

A partir desta quinta-feita (11),  quem desejar avaliar o quanto conhece de trânsito ou testar se está preparado para os exames teóricos de direção veicular poderá fazê-lo através do site do Detran/RS. Acessando a página www.detran.rs.gov.br, links Serviços e informações/Exames/Provas simuladas será possível optar entre duas provas teóricas eletrônicas, em tudo similares às reais, que os candidatos respondem nas sedes de Porto Alegre e Regionais do Detran/RS.
As provas são compostas por 30 questões. Ao iniciar a simulação, começa a ser contado o tempo de uma hora para a finalização das questões – e o sistema avisa quando faltam 15 minutos para se encerrar o prazo. Ao clicar no botão Finalizar prova, o sistema avisa se alguma questão não foi respondida, e imediatamente informa se o candidato foi ou não aprovado. Nesse momento, aparece o gabarito, com as devidas correções às questões que foram respondidas equivocadamente pelo cidadão.
A simulação de provas é uma demanda dos Centros de Formação de Condutores e dos próprios cidadãos, e retorna ao site após um ano em que os servidores da Autarquia assumiram os exames. Nesse período, não somente a aplicação das provas passou a ser realizada por servidores, como a própria criação do banco de questões. As provas disponibilizadas a partir desta quinta pertencem a este banco e já foram aplicadas em exames reais.
Como explica Adriano Saraiva, responsável pela Coordenadoria de Exames Teóricos do Detran/RS, a única diferença entre esses exames e os verdadeiros é que nas provas reais é exigida a digitação do número de Renach (Registro Nacional de Carteiras de Habilitação), pois o candidato deverá ter aberto previamente seu processo em um Centro de Formação de Condutores, tendo cumprido carga horária de aulas e passado por avaliação médica e psicológica. Nas provas simuladas, nada disso é necessário: qualquer pessoa pode testar seus conhecimentos de trânsito.

0 comentários:

 

**Desenho: Mamanunes Templates **Inspiração:Ipietoon's **Imagem digital: Kazuhiko Nakamura