Páginas

sábado, 20 de junho de 2009

PREFEITURA X COMUNIDADE


Uma cena que cansamos de ver em nosso cotidiano, é o lixo que se espalha em nossas ruas e neste caso em particular uma avenida. É isso mesmo, talvez uma das avenidas de maior movimento do Bairro Vicentina em São Leopoldo-RS.

Mas pergunto : _ De quem é a culpa ?

A Prefeitura faz sua parte com certeza, pois é com frequencia que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente disponibiliza caminhões e retroescavadeiras para limpar o entulho deixado pelos munícipes que parece não ter a mínima noção de cidadania.
A Prefeitura faz a limpeza uma vez por mês, mas assim que a equipe de limpeza passa, em questão de minutos a população já começa a fazer novos amontoados de entulho, a impressão que nos dá é que o morador fica com seu lixo extradomiciliar guardado na garagem, e assim que é feita a limpeza ele o "sugismundo" vaio orgulhoso até seu depósito particular e joga tudo na via publica novamente. O que além de ser horrível, prejudica a todos transeuntes das vias publicas seja ele à pé ou de carro.
A Secretaria de Meio Ambiente aqui de São Leopoldo inclusive tem 5 (cinco) entrepostos espalhados em todo o município para que os munícipes possam depositar GRATUITAMENTE se lixo extradomiciliar: centro-oeste, oeste, leste, sudeste e norte com capacidade de recebimento de 20 toneladas cada um por semana.
Isso aqui em São Leopoldo e com certeza em vários outros municípios do Rio Grande do Sul e outros tantos Estados brasileiros.
Em muitas ocasiões os governantes realmente fazem sua parte, mas com certeza a população não coopera e só sabemos reclamar, são garrafas pet jogadas nos rios, pixações em todos os lugares, telefones públicos depredados e outras tantas situações que todos conhecemos muito bem...
Acredito que em uma democracia deva ser assim o governo quando não faz devemos cobrar veementemente, e quando ele faz devemos elogiar, mas com toda certeza NÓS DEVEMOS PARTICIPAR

0 comentários:

 

**Desenho: Mamanunes Templates **Inspiração:Ipietoon's **Imagem digital: Kazuhiko Nakamura