Páginas

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Cartão pré-pago: opção de mesada para seu filho

O quanto antes uma criança tiver contato com dinheiro (de maneira monitorada, obviamente), melhor será a sua relação com ele no futuro. Assim, receber mesada é visto, por especialistas no assunto, como algo saudável na educação financeira, já que incentiva a criança a tomar decisões quanto ao uso do seu dinheiro.
E você sabia que a mesada pode, também, ser um ótimo instrumento para apresentar, aos "pequenos", os diferentes meios de pagamento existentes?
Isso mesmo. No passado, a mesada era automaticamente associada ao dinheiro de papel, às moedas e ao tradicional cofrinho. Hoje, no entanto, a mesada já pode ser apresentada de outras formas. Você já ouviu falar nos cartões pré-pagos? São cartões, na função débito ou crédito, nos quais é possível pré-estabelecer um limite para os gastos.
Educação financeira
Além da facilidade e da segurança de não ter que carregar dinheiro, os cartões podem ser grandes aliados do planejamento e da educação financeira, seja de adultos e crianças.
Com a ferramenta, ao determinar o saldo disponível no cartão, os pais acabam forçando os filhos a se planejarem para não gastarem mais do que podem.
Em alguns produtos, os portadores dos cartões podem sacar, guardar dinheiro para necessidades futuras ou comprar em estabelecimentos credenciados, como cinema, lanchonetes etc.
Já os pais, podem controlar os gastos dos filhos, já que, na maioria dos produtos, todos os saques ou compras são debitados no saldo da sua conta corrente.
O dinheiro de plástico
Como todo instrumento de pagamento, o uso do dinheiro de plástico exige alguns cuidados, que devem ser passados para os pequenos desde cedo, incentivando o uso consciente do dinheiro e a responsabilidade na hora dos gastos.
Atenção às dicas da Abecs - Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e de Serviços:

  • mantenha o cartão em lugar seguro;
  • evite amassá-lo e dobrá-lo;
  • não danifique a tarja magnética e/ou chip, evitando riscar ou deixar em contato com campos magnéticos ou aparelhos eletrônicos;
  • evite atritos com metais, inclusive clipes;
  • não empreste o cartão a outras pessoas;
  • evite exibir ou informar o número do cartão;
  • a senha é individual e intransferível; portanto, não deve ser divulgada a ninguém;
  • tenha cuidado ao digitar sua senha, não permitindo que estranhos possam identificá-la.
fonte: www.financaspraticas.com.br

0 comentários:

 

**Desenho: Mamanunes Templates **Inspiração:Ipietoon's **Imagem digital: Kazuhiko Nakamura